top of page
Foto do escritorHilander Almeida

BARBIE SEM CHAPÉU: princesa das retiradas

Atualizado: 10 de jan.

Não é a primeira vez que a Mc Melody tem uma de suas músicas retiradas das plataformas de Streaming em virtude da utilização não autorizada de interpolações.


E aqui, cabe a nossa primeira distinção técnica.


Diferentemente do que muito se fala pela imprensa massiva, a Melody não utiliza samples e sim, interpolações.


É como se fosse um copia e cola. Você pega um trecho de uma música e coloca dentro da sua música, da forma como ele foi concebido.


Já a Interpolação, é o que a Melody faz e muito.


A Interpolação nada mais é do que a utilização de um trecho subjacente. Isso significa que ele vai servir de base e não necessariamente será aproveitado da forma como foi originalmente concebido.


Com a interpolação, o compositor pega um trecho que já existe e em torno dele desenvolve seu próprio conceito criativo, lhe dando uma nova roupagem mas mantendo a estrutura melódica original.


Melody já havia utilizado interpolações em experiências musicais anteriores e na maioria, sofreu retiradas por parte das plataformas de streaming, em virtude de violação de direitos autorais.


Primeiro foi Assalto Perigoso, que utilizava como interpolação, a canção Positions da Ariana Grande.


E agora, Barbie de Chapéu, que utiliza uma interpolação de uma canção da Kelly Key que por sua vez utilizava uma interpolação de outra banda, a original da música.


Nesse meio termo, outra que também caiu na armadilha da interpolação foi a Tracy, que lançou Lovezinho com a base de Say It Right da Nelly Furtado, que até dançou a música no Tik Tok mas depois autorizou a retirada da canção das plataformas de streaming.


O que acontece é que tanto a Interpolação como o Sample, precisam de determinado grau de autorização da gravadora detentora dos direitos autorais da obra mãe.


No caso do Sample, essa autorização ainda vai além pois fora a gravadora, é preciso também pedir autorização do editor original da obra.


É sempre uma pena uma vez que as músicas lançadas pela Melody são chicletes e virais nas redes sociais.


A retirada espontâcnea pelas plataformas de streaming sempre tende a prejudicar a sua imagem profissional e claro, os seus lucros em cima da obra que seriam bem maiores caso estivesse devidamente licenciada.

コメント


bottom of page